terça-feira, 7 de junho de 2011

Onde a tatoo dói mais?

 
Bem, estive pensando nesse assunto de tatuagem e como todos as pessoas de primeira viagem que nunca fizeram uma tem uma duvida: Qual a dor de uma tatoo?
Pensando nisso decidi pesquisar por ai e trazer aqui pra vcs um pouquinho sobre isso...

Micael tatoo responde...
Uma das perguntas mais frequentes que alguém que está pensando em fazer uma tatuagem é: “vai doer”?
A resposta é simples: claro que sim. E por quê?

Uma tatuagem implica na oscilação de um conjunto de agulhas sobre a pele, que entram e saem rápida e repetidamente da mesma, cerca de 80 a 150 vezes por segundo.

Mas antes de desistir da idéia, saiba que o nível de dor também varia de pessoa a pessoa, do local onde a tatuagem será feita e o seu tamanho, e da perícia e experiência do tatuador.

Qual a sensação?

Embora não seja particularmente fácil descrever qual a sensação de ser tatuado, algumas das descrições mais recorrentes incluem: é semelhante a um grande arranhão, uma sensação de calor, desconfortável ou simplesmente irritante. Também parece ser consensual que fazer o contorno do desenho é um pouco mais doloroso do que o seu preenchimento.

As pessoas que já enfrentaram algum tipo de cirurgia e as mulheres que já deram à luz, são normalmente quem relatam que “não dói nada”.

As mulheres tem uma tolerância à dor maior do que os homens na maioria das vezes.

Por outro lado, a maioria das pessoas sente algum incômodo nos primeiros minutos, mas logo se acostumam e chegam à conclusão que “não é tão mau como pensavam”. Consequentemente, a dor é substituída pelas endorfinas, até porque a partir de agora o pensamento está apenas concentrado em ver o resultado final!
Os grandes medos

O medo da dor que uma tatuagem supostamente vai infligir está por vezes relacionado com outros receios: o medo de agulhas e/ou de sangue.

O primeiro é facilmente resolvido escolhendo a tatuagem num local onde não se pode ver o processo ou então não olhar.

Quanto ao medo de sangue, durante uma tatuagem o nível de sangramento é baixo, a não ser que se tenha bebido muito álcool ou tomado aspirina (ou outro medicamento que possa contribuir para a diluição do sangue) imediatamente antes.
Algumas pesssoas sangram mais do que outras.  Além disso, as agulhas apenas penetram cerca de 2.5 mm da pele, e ao longo de toda a sessão, o tatuador limpa várias vezes a área de trabalho.
 
Onde dói mais e menos?

As zonas com mais músculo e/ou gordura e áreas normalmente mais expostas ao Sol doem bem menos do que as partes do corpo com uma alta concentração de nervos, tendões e ossos mais próximos da superfície do corpo, como as articulações em geral.
Maior probabilidade de dor:

    • Órgãos genitais ou próximo dos mesmos
    • Interior das coxas
    • Tornozelos
    • Pés
    • Mãos
    • Esterno (osso situado na junção frontal das costelas)
    • Costelas
    • Peito (principalmente para os homens)
    • Área lombar e cintura
    • Espinha dorsal
    • Cabeça
    • Rosto
    • Pescoço
    • Por de trás das orelhas
    • Axilas
Menor probabilidade de dor:

    • Ombros
    • Braços
    • Barriga da perna
    • Exterior das coxas
Prevenir a dor

Existem histórias dramáticas que incluem choro e até desmaios durante uma tatuagem mas estes são, sem dúvida, casos isolados.
O que pode acontecer é que a pessoa está tão ansiosa com a situação, tornando a experiência insuportável; ou então não se alimentou correctamente antes da sessão; ou por outro lado, ao se fazer uma tatuagem muito grande, o corpo pode responder negativamente a várias horas passadas nas mãos de um tatuador.
Para ter uma sessão agradável deve-se considerar as seguintes sugestões:

    • Descubra tudo o que puder sobre tatuagem – quanto mais bem informado estiver, mais preparado estará na hora da sessão.
    • Peça referências e não descanse até encontrar um tatuador com o qual se sinta realmente confortável.
    • Pode começar escolhendo uma zona do corpo menos dolorosa para fazer sua primeira tatuagem.
    • Mentalize que a dor faz parte da arte de tatuar, sendo por isso mesmo, e em simultâneo com o seu principal significado, um símbolo de tolerância e paciência.
    • Leve um acompanhante - Para afastar a ansiedade inicial, pode ser reconfortante conversar com algum amigo.
    • Como cliente pagante, está no seu direito de pedir ao tatuador uma pausa ou até mesmo terminar a sessão mais cedo, retomando-a em outro dia (isto é importante se a tatuagem for muito grande e/ou complexa). Não se preocupe, os tatuadores estão habituados a lidar com todo o tipo de cliente e cada caso é um caso.
    • Quanto mais relaxado estiver, mais fácil será “aguentar” todo o processo. Valerá sempre a pena se pensar na obra de arte que vai poder exibir no final da sessão!
    • Concentrar-se em uma respiração mais calma e profunda ajuda muito o corpo a relaxar.

Cuidados com a Tatoo

Se você já se decidiu e escolheu um bom profissional para fazer sua tattoo, siga algumas dicas para que ela tenha uma boa cicatrização e fique linda para sempre.

OBS.: NÃO ESQUEÇA, QUE UM BOM TRABALHO TEM O SEU DEVIDO VALOR, POIS UMA TATTOO E/OU PIERCING ENVOLVE A SUA VIDA.

Antes:

1. Escolha bem o desenho. Pesquise bastante e dê uma olhada nas revistas especializadas.
2. Conversar com o tatuador é muito importante. Ele pode te dar várias dicas para que o desenho fique ainda melhor.

Durante:
1. Evite ficar se mexendo demais. A tatuagem é um trabalho de pura precisão.

2. A dor que se sente durante o processo da tattoo depende de pessoa para pessoa, portanto, não tome drogas pensando que ficará anestesiado.

3. Se quiser se mexer ou espirrar,avise o tatuador antes.

4. Tenha bastante paciência. Lembre-se que, quanto mais elaborada a tatuagem, mais tempo e mais delicado será o processo.

Logo depois de fazer uma tatuagem:
(faça isso de 15 a 20 dias, ou seja, até sua tatuagem cicatrizar por inteiro)

1. Lavar o local com sabonete antiséptico .

2. Passar uma pomada cicatrizante três vezes ao dia indicada pelo tatuador para que a recuperação da pele seja mais rápida. Essa pomada geralmente é composta pela vitammina B5 (D-pantenol) que tem efeito recuperador para a pele.

3. Não esfregar o local nem tirar a casquinha.

4. Na hora de dormir, cobrir a tatuagem com papel filme (PVC), aquele plástico usado para embalar alimentos.

5. Não tomar banho de mar, piscina, sauna ou Sol, não tomar banhos muito demorados e com água quente nos primeiros 15 a 20 dias.

6. Depois do banho, muito cuidado na hora de secar a região da tattoo, não esfregue o local, apenas encoste a toalha para absorver o excesso de água.

7. Não use roupas muito apertadas logo após ter feito a tattoo, porque fibras da roupa podem grudar na casquinha que se forma.

Depois de cicatrizada:

Mesmo quando já estiver cicatrizada, passe protetor solar. O pior inimigo da tatuagem é o Sol.

e ai gostaram?
=*

1 comentários:

Tiago disse...

Vo falar! .. Deve ser no pinto! :x

Postar um comentário