quinta-feira, 16 de junho de 2011

O juíso de realidade e suas alterações ( o delírio )

Bem agora eu estou de ferias da facul, mas tive a ideia de compartilhar um pouquinho com vcs o que eu estudo lá na psicologia,o delírio é um assunto estudado na psicopatologia e eu vou explicar ele um pouquinho pra vcs.

As idéias delirantes ou delírio,são juízos patologicamente falsos.Dessa forma o delírio é um erro do ajuizar que tem origem na doença mental .Segundo Karl Jaspers as idéias delirantes ,ou delírio, são juízos patologicamente falsos.Dessa forma o delírio é um erro do ajuizar quem tem origem na doença mental.Sua base é mórbida, pois é motivado por fatores patológicos.Idéias delirantes tipicas são observadas na pratica clinica ,por exemplo:

''Implantaram um chip no meu cérebro que comanda meu pensamento''
''tenho certeza que meus pais querem me envenenar''; 

''As pessoas que trabalham em minha empresa fizeram um plano para acabar comigo,primeiro me desmoralizando,para depois me prender e torturar''


Teve um exemplo de uma mulher que entrou no consultório de um prof meu e disse que o computador dela estava mandando na mente dela, que fazia ela fazer o que ele quisesse e que o computador dela ia dominar o mundo. 
Outro exemplo é um homem com síndrome do pânico que ia ao consultório todo coberto com sobretudo , óculos ,chapel e dizia que pessoas o seguiam,que a secretaria da clinica estava conspirando contra ele,que queriam matar ele,e só tirava as vestimentas que o escondiam quando tinha certeza que era o psicologo dele. Isso tudo são delírios e alucinações.



ALUCINAÇÕES E DELÍRIOS NA ESQUIZOFRENIA
A esquizofrenia é uma doença da personalidade total, que afeta a zona central do eu e altera toda estrutura vivencial. Culturalmente o esquizofrênico representa o estereotipo do "louco", um indivíduo que produz grande estranheza social devido ao seu desprezo para com a realidade reconhecida. Agindo como alguém que rompeu as amarras da concordância cultural, o esquizofrênico menospresa a razão e perde a liberdade de escapar às suas fantasias.

Alguns sintomas, embora não sejam específicos da Esquizofrenia, são de grande valor para o diagnóstico. Seriam:
  • audição dos próprios pensamentos (sob a forma de vozes)
  • alucinações auditivas que comentam o comportamento do paciente
  • alucinações somáticas
  • sensação de ter os próprios pensamentos controlados
  • irradiação destes pensamentos
  • sensação de ter as ações controladas e influenciadas por alguma coisa do exterior.

Existem cinco tipos principais de transtornos delirantes persistentes, muitos dos quais já têm termos consagrados até no uso leigo ou vulgar:

Delírio erotomaníaco
Neste caso o delírio habitualmente se refere ao amor romântico idealizado e a união espiritual, mais do que a atração sexual. Acreditam, freqüentemente, ser amados por pessoa do sexo oposto que ocupa uma posição de superioridade (ídolos, artistas, autoridades, etc.) mas, pode também ser uma pessoa normal e estranha.
Delirio de grandeza
Neste subtipo a pessoa é convencida, pelo seu delírio, possuir algum grau de parentesco ou ligação com personalidades importantes ou, quando não, possuir algum grande e irreconhecível talento especial, alguma descoberta importante ou algum dom magistral. Outras vezes acha-se possuidor de grande fortuna.
Delírio de ciúme
Neste tipo a pessoa está convencida, sem motivo justo ou evidente, da infidelidade de sua esposa ou amante. Pequenos pedaços de "evidência", como roupas desarranjadas ou manchas nos lençóis podem ser coletados e utilizados para justificar o delírio. O paciente pode tomar medidas extremas para evitar que o companheiro(a) proporcione a infidelidade imaginada, como por exemplo, exigindo uma permanência no lar de forma tirana ou obrigando que nunca saia de casa desacompanhado(a).
Delirio persecutório
É o tipo mais comum entre os paranóicos ou delirantes crônicos. O delírio costuma envolver a crença de estar sendo vítima de conspiração, traição, espionagem, perseguição, envenenamento ou intoxicação com drogas ou estar sendo alvo de comentários maliciosos.
Delírio somático
Também chamada de parafrenia, caracteriza-se pela ocorrência de variadas formas de delírios somático e, neste caso, com maiores possibilidades de alucinações que outros tipos de paranóia. Os mais comuns dizem respeito à convicção de que a pessoa emite odores fétidos de sua pele, boca, reto ou vagina, de que a pessoa está infestada por insetos na pele ou dentro dela, esdrúxulos parasitas internos, deformações de certas partes do corpo ou órgãos que não funcionam.

Existe mais tipos de delírio como:


Delírio Erótico 
Aqui o individuo afirma que uma pessoa geralmente de destaque social(um artista,um cantor famoso) ou de grande importância para o paciente está totalmente apaixonada por ele e irá abandonar tudo para se casar.


Bem esse assunto é muito abrangente, varias explicações,varias teorias para o delírio, eu só quis mostrar um pouquinho sobre o tema.


e ai gostaram?
=*

0 comentários:

Postar um comentário