segunda-feira, 20 de junho de 2011

Maria José (Veia do Shopping) comete suicídio pulando de elevado em Aracaju

Figura mais lendária de Aracaju morreu tragicamente no final da tarde desta segunda-feira, 20. Maria José Teles de Menezes Santos conhecida como a 'Veia do Shopping' cometeu suicídio no viaduto que liga as avenidas Saneamento e Francisco Porto.
Por volta das 17h45 duas estudantes presenciaram a funcionária pública inativa do município, Maria José se jogar do viaduto. “Quando cheguei ao local, duas estudantes que iam para universidade estavam desesperadas, dizendo que viram a senhora colocar as duas pernas para se jogar”, afirma Josemar Santana, empregada doméstica. Maria José faleceu aos 62 anos, segundo informações da SMTT no último sábado (18) outra mulher também havia cometido suicídio.

Saiba mais sobre a 'Veia do Shopping'


A teóloga e enfermeira formada pela Universidade Federal de Sergipe Maria José Menezes Santos – que durante anos atraiu a atenção dos aracajuanos pelo visual curioso que adotou andando pelos corredores do Shopping Jardins, sempre com sacolas de compras, um cabelo chamativo e muita base no rosto – virou uma página de sua história e mudou de vida. Além da iniciativa própria, a força tarefa composta por profissionais da área de saúde da Prefeitura de Aracaju, familiares e membros da Igreja Assembleia de Deus foi responsável pela reviravolta já percebida por muita gente. 
Maria José em um templo da Assembleia de Deus, que há cerca de dois meses passou a freqüentar uma vez por semana com a tia, Maria Elze Menezes Santos. Maria José preferiu não dar entrevista, mas autorizou a tia a contar sua história, que virou alvo de especulação até mesmo na Internet, em quatro comunidades criadas no Orkut. O martírio dela teve início há cerca de oito anos, quando ao chegar do trabalho se deparou com a mãe morta em casa.


A tia de Maria José contou que ela “ficou desorientada” com a situação e foi socorrida por vizinhos. Há quem diga que até esse socorro chegar passaram-se dois dias. “Não teve nada disso. Ela nunca passou dias com minha irmã morta dentro de casa. Mas é verdade que depois da morte da mãe minha sobrinha mudou”, contou Maria Elze. Apesar de toda a atenção dispensada por tios e sobrinhos, Maria José se fechou em seu próprio mundo, sem aceitar a ajuda dos parentes. Chegou a ser internada por duas vezes em um hospital psiquiátrico, depois morou por um tempo na casa da tia Maria Elze e acabou voltando para casa acompanhada de outra tia. “Ela botou minha irmã para fora e foi se afastando de todo mundo, inclusive do trabalho. Só Deus sabe quantas lágrimas a gente derramou por vê-la naquelas condições. O povo falava que a família não dava atenção. Eu orava muito pedindo a Deus para que um dia ela viesse à igreja comigo. Mas ela passou esses anos todos assim. A gente ia na casa dela e ela não abria o portão. Tem vizinhos que provam isso. Foi duro”, lembrou Maria Elze, deixando escapar algumas lágrimas. 
A reaproximação com a família e o início da mudança começou há pouco mais de dois meses. “Um pessoal da saúde abordou ela e levaram-na para o Caps. No outro dia ela foi lá em casa”, revelou Elze, referindo-se à equipe do Centro de Apoio Psicossocial da prefeitura. Nesse dia, vendo que ela estava mais aberta a uma possível ajuda, a tia resolveu jogar as roupas velhas da sobrinha no lixo e cortar o cabelo dela. “Quando a psicóloga chegou lá em casa no outro dia nem acreditava que era ela”, disse sorrindo Elze, que convidou Maria José para ir à igreja e ela aceitou.

Para a irmã Zélia Rocha, da Assembleia de Deus, a força de vontade de Maria José e a fé dos familiares foram os fatores responsáveis pela mudança. “Jesus faz a transformação. A gente é que não entende. Para Deus nada é impossível. Basta a gente abrir a porta que ele entra”, enfatizou irmã Zélia. Outra integrante da igreja disse que Maria José participa ativamente do Culto das Causas Impossíveis, lendo a Bíblia e acompanhando as músicas. “Para nós é uma felicidade muito grande acompanharmos a transformação dela”, acrescentou. 
fonte: Da PlugMania com informações da SMTT, Cinform e Infonet

2 comentários:

Tiago disse...

Nossa... o_o

Tenso... Muito tenso! O_O

LucasLima disse...

To besta.. '-'

Postar um comentário